Atividades físico-motoras, cognitivas,
psicoemocionais e fisioterapia para Idosos
Em um estudo realizado no distrito sanitário da regional Barreiro, Minas Gerais, avaliou-se pacientes antes e após um programa de intervenção que abrangia exercícios de coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, entre outros, que visam a qualidade de vida dos idosos e diminuição do risco de hospitalização.
Os resultados mostraram melhora em todos os pontos avaliados, ou seja, melhora da capacidade funcional, equilíbrio e valores médios de qualidade de vida mais altos após atividades de intervenção.
Em destaque, o estudo mostrou que os domínios referentes aos aspectos emocionais e físicos tiveram melhora significante, dados esses que são de suma importância, visto que pesquisas biofisiológicos demonstram que o processo de envelhecimento, as instabilidades posturais, a diminuição da musculatura, etc, levam à vários problemas de saúde. Clique na imagem e veja artigo na íntegra.
Gontijo, R.W; Leão, M.R.C. Eficácia de um programa de fisioterapia preventiva para idosos. Rev Med Minas Gerais 2013; 23(2): 173-180. Disponível em rmmg.org/exportar-pdf/35/v23n2a08.pdf Acessado em 22/12/2017.